Cabelos danificados: saiba como recuperar seus fios


Deixar o cabelo com “efeito de salão” requer cuidados diários. Processos químicos como descoloração, luzes e pintura intensificam o ressecamento do fio, deixando-o com porosidade – que se revela como opacidade ou perda do brilho, embaraçamento, textura ressecada e quebradiça. Além disso, secador, chapinha e babyliss – quando utilizados sem produtos que auxiliem na proteção térmica – também agridem o fio e causam danos ao cabelo.



Segundo o cabeleireiro e CEO do Salão Beto Klein, Gabriel Hieger, para quem adora mudar o visual e não dispensa uma coloração, uma boa opção são produtos que reforçam as pontes de dissulfeto do fio e não agridem durante os processos de coloração e descoloração. “Sempre um ótimo aliado pra preservar ao máximo a saúde do fio”, ressalta. Conforme Hieger, prender o cabelo demais também causa dano mecânico. “Dormir com o cabelo molhado também favorece o surgimento de caspas e seborréias devido à umidade e, consequentemente, o enfraquecimento do fio e do bulbo capilar”, explica. Para tratar os cabelos danificados, o cabelereiro indica shampoos específicos pós-química, pois possuem aporte de proteína para devolver a força e a estrutura do fio, além de compostos de lipídios pra restaurar o brilho, maciez e movimento. LAVAGEM De acordo com Hieger, deve-se ter cuidado para não embaraçar o cabelo na lavagem, pois fios porosos são mais propensos a isso. “As cutículas estão mais dilatadas e prendem-se umas às outras. O ideal é o uso de um shampoo específico e uma máscara de reconstrução, que atua no córtex do fio, deixando agir de 5 a 10 min. Depois do enxágue finalizar com condicionador para a selagem da cutícula”, sugere. Ele destaca que um erro muito comum é não condicionar o fio após o uso da máscara, pela ilusão da emoliência que ela causa. “Mas a máscara trata o interior do fio enquanto o condicionador trata o exterior. A falta de uso do condicionador causa opacidade ao fio”, complementa. SULFATO Hieger salienta que o sulfato age como um adstringente pra limpeza do fio e do couro cabeludo, mas pode causar irritação. “Por isso, cabelos quimicamente tratados ou cabelos finos e sensíveis, como o cabelo crespo, devem dar preferência a shampoos sem sulfato”, pondera. NUTRIÇÃO Tratamentos intensos de salão para nutrir os fios - aliados a uma boa manutenção em casa com produtos específicos - são os melhores aliados para a pós-química. “Muitos artigos científicos tem considerado o óleo de coco como grande auxiliar na hidratação e prevenção de perda de proteínas do fio. Com certeza esse é o grande campeão dos produtos naturais ”, frisa.

Texto e entrevista Bruna Mattana, Jornalista graduada pela Universidade do Vale do Rios dos Sinos.

Especialmente para Twoone Onetwo Eco.Cosmetics



recomendação Passou, reparou! Rápido assim. O Shampoo Instant Repair possui base de agentes de limpeza suaves e biodegradáveis, é livre de sulfato e sem sal! Um agrado para os cabelos. Elimina o frizz, sela a cutícula e repõe nutrientes através de ativos essenciais para hidratação prolongada e instantânea dos fios. Contém extrato de Jojoba, óleos de semente de girassol, milho, gergelim, macadâmia, coco e oliva. Faz bem para você e para o mundo. O Condicionador para completar aquela limpeza e ainda deixar o cabelo super hidratado! Elimina o frizz, repõe nutrientes através de ativos essenciais e naturais para hidratação prolongada e instantânea do fio e sela a cutícula. Produto natural e vegano.



83 views

Fábrica

Rua Dr. João Daniel Hillebrand, 2112

Novo Hamburgo/RS

revenda@twooneonetwo.com.br

Tel: (51) 3253-4990

©2018 by Twoone Onetwo Eco.Cosmetics