Cosméticos naturais e verdes

Preocupada com a sua saúde e a do Planeta, o consumidor do século 21 busca nas prateleiras produtos naturais, de empresas comprometidas com a proteção do meio ambiente e socialmente responsáveis.


O conceito de formulação verde, baseado no termo “green chemistry” e algumas vezes confundido com “química sustentável”, propõe a busca de processos com menos riscos para as pessoas e para o meio ambiente. O termo foi introduzido há mais de 20 anos nos Estados Unidos pela EPA (Environmental Protection Agency, agência de proteção ambiental daquele país – em colaboração com a American Chemical Society (ACS) e o Green Chemistry Institute. A iniciativa norte-americana despertou interesse de organizações governamentais e não-governamentais de vários países da Europa e também do Japão, que criaram incentivos a pesquisadores de indústrias e universidades para desenvolver tecnologias empregando os princípios da química verde.

PRODUTOS VERDES

Numa definição mais ampla, produtos verdes são aqueles cuja obtenção causa menor impacto ao meio ambiente, que pode ser traduzido em menor consumo de energia, de água, de geração de despejos e de subprodutos, de risco para saúde e patrimônio das pessoas, além do uso de matérias-primas de fontes de renováveis.

COSMÉTICOS NATURAIS

Ele não deve conter nenhum tipo de aditivo químico em sua composição, como derivados de petróleo, propileno, amônia, silicone, parabeno, entre outros.

Mas é sempre bom ficar de olho:

Alguns produtos considerados “naturais” contém substâncias químicas em sua composição.

Para o Instituto Biodinâmico (IBD) e a Ecocert, os cosméticos naturais devem possuir matérias-primas naturais e não podem conter as matérias-primas proibidas:


A Twoone Onetwo se propõe a desenvolver cosméticos naturais e verde utilizando extratos e óleos vegetais, óleos essenciais, manteigas vegetais, além de produtos livres de sulfatos, corantes, parabenos, petrolatos. Os produtos são produzidos em processo a frio, que minimizam os danos causados ao meio ambiente, além de manter a propriedade dos ativos.


Referências:

Cosmetics & Toiletries, set/out, v. 22, n. 5, 2010.

http://www.cosmeticsonline.com.br/2011/materia-capa/13

Ecodesenvolvimento.org. Disponível em <http://www.ecodesenvolvimento.org/>

63 views

Fábrica

Rua Dr. João Daniel Hillebrand, 2112

Novo Hamburgo/RS

revenda@twooneonetwo.com.br

Tel: (51) 3253-4990

©2018 by Twoone Onetwo Eco.Cosmetics