Dermatites em crianças pelo uso de cosméticos



Estudo mostra: substâncias contidas em produtos cosméticos podem levar a dermatites de alergias de contato em crianças, o que pode dar início a uma eczema.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido e publicado em janeiro de 2016, é muito comum que substâncias alergênicas contidas em produtos cosméticos causem dermatites de alergia de contato em crianças. Há poucos dados sobre essa faixa etária sobre o assunto em questão, mas já é acreditado que os agentes de causa dessas alergias podem mudar com o tempo.

Dermatites de alergias de contato em crianças estão sendo cada vez mais acreditadas como possíveis causadoras de eczemas, então é importante que estejamos atentos aos potenciais causadores de tais alergias.

Desde bebê, a criança já faz o uso de cosméticos em seu dia a dia como talcos, shampoos, óleos, hidratantes, sabonetes em barra e líquidos.

OBJETIVO

O objetivo desse estudo foi comparar dados obtidos entre 2005 e 2014 com os dados de um estudo similar realizado entre 1995 e 2004. No estudo atual, foram identificadas 500 crianças consecutivas que passaram por testes de contato nos Leeds Teaching Hospitals no período de 2005 a 2014 (o resultado do estudo foi posteriormente revisado).

RESULTADOS

27% das crianças (134 casos) obtiveram um ou mais testes de contato com resultados positivos. A variação padrão de idade dos pacientes com teste com resultado positivo foi de 11.9 ± 4.1 anos, resultado significativamente maior do que o dos pacientes com resultados negativos (10.9 ± 4.0 anos) (p = 0.01; teste Mann-Whitney U). Não foi encontrada uma relação possível entre sexo e resultados positivos nos testes de contato (p= 0,48 chi-quadrado).

NÍQUEL

Alergia ao níquel foi o achado mais frequente de todos os resultados positivos, ainda que ele tenha ocorrido em 18% dos casos. Esse tipo de alergia foi encontrada em 33% dos resultados positivos no estudo realizado entre 1995 e 2004, o que nos indica que houve uma mudança significativa nos agentes alergênicos entre dos dois estudos.

CONCLUSÃO

Os próximos alergênicos mais comuns encontrados nos testes incluiram o Fragrance Mix I (FMI) (17%), p-Fenilenodiamina (16%) e Metilcloroisotiazolinona/Metilisotiazolinona (6%). A conclusão do estudo mostra que, apesar da taxa de incidência geral de alergias de contato em crianças permanecer constante, houve uma mudança significativa nos alergênicos detectados, provavelmente uma reação causada pelas mudanças nas legislações européias e nos produtos cosméticos utilizados em crianças.

RECOMENDAÇÃO

A Twoone não utiliza parabenos, Metilcloroisotiazolinona/Metilisotiazolinona, fragrância sinética, os produtos podem ser utilizados sem estresse pelos pequenos!

Invista cada vez mais em produtos que não contenham nenhum tipo de corante, fragrância ou conservante como Metilcloroisotiazolinona.

Referência: Smith VM, Clark SM, Wilkinson M. [Allergic contact dermatitis in children: trends in allergens, 10 years on. A retrospective study of 500 children tested between 2005 and 2014 in one UK centre.] Contact Dermatitis. 2016 Jan;74(1):37-43.

97 views

Fábrica

Rua Dr. João Daniel Hillebrand, 2112

Novo Hamburgo/RS

revenda@twooneonetwo.com.br

Tel: (51) 3253-4990

©2018 by Twoone Onetwo Eco.Cosmetics