Fatos sobre os sulfatos





Aqui está uma questão: o que os agentes de limpeza industriais, os desengraxantes de motor de carro e o shampoo convencional em seu chuveiro têm em comum? Resposta: todos eles contêm lauril sulfato de sódio.


O lauril sulfato de sódio (LSS)  ou também, Lauril Éter Sulfato de Sódio (LESS) é incrivelmente comum nos itens de cuidados pessoais, mas não permita que isso faça você pensar que é totalmente seguro: também está conectado com alguns problemas de saúde incrivelmente problemáticos. Nós nunca usamos LESS em nenhum dos produtos, e não demora muito para explicar o porquê.


O que é Sulfato de Lauril de Sódio?


O lauril sulfato de sódio é um surfactante/tensoativo, que é um produto químico que quebra a tensão superficial***. O resultado? Limpeza mais eficaz e muitas bolhas grandes. O LESS é barato para produzir, e cria o tipo de espuma que as pessoas foram condicionadas a pensar significa "limpo", por isso é um grampo do cuidado pessoal convencional. É também um produto básico em produtos de limpeza industrial, então, se você tiver um motor que precisa ser desengordurado, pode fazer isso também.



***Para ficar mais fácil de entender, imagine um copo com mais água do que óleo, e nele, adicionamos um tensoativo. Depois de agitarmos essa mistura, o tensoativo faz com que o óleo se transforme em glóbulos microscópicos, dispersos na água. O produto gerado é chamado de emulsão. Agora, imagine seus cabelos encapados com óleo, debaixo do chuveiro. Você espalha o shampoo nos fios, friccionado-os (“agitando-os”!). Pois bem, o mesmo acontece, ou seja, óleo dos cabelos + água do chuveiro + tensoativos (do shampoo) = emulsão! O óleo “dissolve” na água, e quando você enxágua resta tensoativo, aroma e ativos nos seus fios e a sujeira, excesso de oleosidade é removido junto do tensoativo e água.


Onde você pode encontrar sulfato de Lauril de sódio?


A resposta curta está em todos os lugares . Uma lista mais longa inclui shampoos, sabões, pastas de dente, enxaguatórios bucais, cosméticos, sabonete líquido, detergentes para roupa e banhos de espuma.


Quais são os perigos do Lauril Sulfato de sódio?


Há muita discussão sobre o LESS e é fácil de se confundir. Um lado diz que existe um vínculo entre LESS e câncer, enquanto o outro diz que esses relatórios são exagerados. 


- Irritação da pele: um relatório publicado pelo American College of Toxicology descobriu que mesmo baixas concentrações de LESS podem causar irritação prejudicial da pele.


- Corrosão da pele: altas concentrações de LESS podem causar irritação severa e corrosão da pele. O contato com produtos que contenham 1% desse ingrediente pode causar irritação. Alguns produtos de limpeza contêm níveis até 20%.


- Feridas da boca: LESS destrói a mucosa oral, o que irrita a boca e pode causar aftas.


Também é importante notar que, embora o próprio SLS possa ou não estar diretamente ligado ao câncer, nem sempre é usado na sua forma mais pura. 


Quais alternativas existem para o Lauril Suflate de sódio?


Felizmente, vivemos em um mundo onde existem inúmeras alternativas a este ingrediente barato e potencialmente prejudicial. Um dos nossos favoritos são os derivados de coco e palma, que pode criar uma linda espuma quando combinada com outros ingredientes. Há também tensoativos derivados de Murumuru.


Eu não sei sobre você, mas eu gosto de tratar meu corpo um pouco mais gentilmente do que eu trataria equipamentos industriais. É por isso que nunca incluímos lauril sulfato de sódio nos produtos. Simplesmente não vale a pena.


158 views

Fábrica

Rua Dr. João Daniel Hillebrand, 2112

Novo Hamburgo/RS

revenda@twooneonetwo.com.br

Tel: (51) 3253-4990

©2018 by Twoone Onetwo Eco.Cosmetics